« Regressar

No pico de forma e sucesso do quinteto de Miles Davis, em 1966, Wayne Shorter escreveu uma suite de canções orquestrais intitulada “The Universe compositions”. Escritas para uma orquestra de 24 instrumentos, as composições eram ambiciosas e imensas, partilhando o chamamento do rock psicadélico e do cool jazz com o rigor da música clássica. No entanto, exatamente após se iniciarem os ensaios que levariam à gravação desta música, o quinteto de Miles separa-se e as composições desaparecem. Pouco antes da sua morte, em 1991, Miles pede a Wayne Shorter que “encontre a música”; cinco décadas após o seu desaparecimento, as “Universe compositions” são recuperadas por Wallace Roney, um protegido de Miles, e são finalmente ouvidas em público.

A história de Wallace Roney e destas composições é uma história de elos perdidos. “Universe” é uma obra que poderia ter feito a ponte entre duas eras do jazz, e talvez a obra-prima que Miles deixou por gravar. Para Roney, a ponte entre aprendiz e mestre, mas também um legado encurtado pela sua morte, no início da pandemia, antes mesmo de testemunhar a reação do mundo a esta música.

De:  Nick Capezzera & Sam Osborn
2020 | EUA | 77’
Língua: inglês
Legendado em inglês

Bilhetes

Local: Biblioteca Municipal do Barreiro
Hora: 21:00
Preço: 2,5€

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram