O SONICA EKRANO é um festival de cinema documental dedicado a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade.
Dedicado por inteiro às “outras músicas”, o SONICA EKRANO dá acesso a filmes excepcionais que retratam artistas, sons e movimentos locais e globais que tantas vezes passam por entre os interstícios da ampla oferta audiovisual dos nossos dias - porque continua a ser longe dos holofotes mediáticos que tantas vezes se vai criando a história, tanto no presente como em passados que, por vezes, demoram décadas a ser (re)conhecidos.
O festival oferece um espaço de oportunidade para assistir a obras cinematográficas às quais – mesmo na era das plataformas digitais – o acesso é limitado, num contributo mais em prol da inclusão audiovisual, atendendo à diversidade geográfica e ao equilíbrio entre perspectivas históricas e narrativas contemporâneas.
O nome SONICA EKRANO, que significa, em esperanto, “Tela de Som”, procura reflectir a música e o cinema enquanto “linguagens universais”, homenageando simultaneamente a forte tradição esperantista na margem sul do Tejo, em particular no Barreiro, que acolheu a sua terceira edição do festival entre os dias 26 de outubro e 04 de novembro.
Ao longo de 19 sessões, divididas entre os Cinemas Castello Lopes do Fórum Barreiro e o Cineclube do Barreiro, apresentámos outros tantos filmes (todos longas-metragens), com produção posterior a 2020, com mais de metade em estreia nacional e uma estreia absoluta - todos os dias, pelo menos um dos filmes exibidos foi exibido pela primeira vez em Portugal.
Em 2024, o Sonica Ekrano passou a fazer parte da Music Film Festival Network, uma rede de festivais de cinema que tem a música como foco central. O objetivo desta rede é promover a partilha de experiências e práticas entre as equipas criativas dos festivais, explorar novas formas de colaboração e ampliar e diversificar públicos.
Espreitem os programas dos anos anteriores, e estejam atentos às novidades que teremos num próximo futuro.